sexta-feira, 27 de julho de 2012

Preconceito


Preconceito vem do prefixo ‘pré’ e ‘conceito’. É um julgamento antecipado, manifestado geralmente por atitudes discriminatórias na presença de pessoas, tradições ou lugares considerados diferentes ou ‘estranhos’. Costuma mostrar desconhecimento insultuoso de alguém ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As mais comuns formas de preconceito são: Racial, social, sexual, religiosa, estilo de música e de se vestir, por deficiência... O sentimento de preconceito nas pessoas no mundo é absolutamente visível.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é um desenvolvimento superficial, chamado ‘estereótipo’. Alguns exemplos: ‘Todos os alemães são poderosos, influentes’, ou ‘todos os ingleses são frios’. Testemunhar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando se entra para discriminação ou agressão, caso isso não aconteça, olhar as características sociais, físicas ou culturais por si só não mostram preconceito, podem apenas estar notando as diferenças.
Observa-se que o preconceito é um erro. Trata-se de um erro que faz parte do poder da crença, não do conhecimento, ou seja, é uma base sem razão e por isso não há qualquer questionamento.
Os sentimentos negativos a um grupo lançam a questão do preconceito, e as ações, os comportamentos. Segundo os dizeres de Max Weber [1864 – 1920], cada pessoa é responsável pelas ações que toma. Atitudes agressivas ou negativas ao certo grupo ou a alguém, pode ser visto como preconceito.
Segundo Paradela e colaboradores [2006], algumas pessoas buscam usar ciência, principalmente a genética, tentando justificar o preconceito. De tal forma, os autores declaram que os fundamentos evolutivos do surgimento dos seres humanos e as figuras genéticas a respeito da expressão dos genes fornecem ação para afirmar de que não existem raças humanas. Adicionalmente, a classificação dessas supostas raças por característica como inteligência e cor de pele não são aceitáveis.

OPINIÃO
Falando com as minhas palavras, o preconceito, esse sentimento sujo, nojento e imundo que veio para destruir a harmonia humana. Os preconceituosos acham que julgando seu próximo, escondem seus defeitos, mas mostram mais um, o preconceito. As diferentes raças, classes sociais, sexualidades, religiões, estilos... São inúmeras diferenças no mundo e para conviver nele, é nossa obrigação de respeitar uns aos outros. Enfim, em minha opinião, só Deus pode nos julgar.

Beijo :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário